quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Trabalho

A indústria da sétima arte tem vindo a ganhar uma enorme dimensão, criando assim inúmeros e as mais variados postos de trabalho. Nos Estados Unidos da América, onde esta indústria é predominante, há cerca de 900 mil pessoas a trabalhar diretamente na área do cinema.
Para além dos atores e realizadores, há uma imensidão de pessoas a contribuir para os filmes que tanto gostamos. Temos as pessoas que trabalham nas atividades de apoio na criação de esquipamentos, roteiros, figurantes, e outros vários tipos de serviços que são necessários na produção, desde a esquipa de caracterização ao assistente que vai buscar cafés.
Depois do filme estar feito, há também muita gente a trabalhar para a sua divulgação, a parte do marketing é muito importante nesta indústria. Por fim, as salas de exibição do filme, que é onde o ciclo acaba, onde é preciso transportar o filme para o local e no próprio local há pessoas a trabalhar, desde o técnico na sala de projeção, o rapaz que vende os bilhetes e as pipocas, ao empregado que limpa a sala e as casas de banho.
Mas não podemos esquecer que a indústria vai para além das salas de cinema. Depois dos filmes saírem dos cinemas são vendidos nos mais variados estabelecimentos. Há ainda também as convenções de cinema (muito populares nos Estados Unidos), e as entregas de prémios, sendo a mais famosa a entrega dos “Óscares” pela Academia.
O cinema ainda se estende para outras indústrias, como por exemplo os jogos de vídeo, as figuras de ação ou até mesmo mochilas e material escolar temáticos.

Como podemos concluir, é uma indústria com uma dimensão incalculável que gasta e gera milhões, mas que também cria muitos postos de trabalho direta e indiretamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário